top of page

Educação Básica

A licenciatura em Educação Básica da Universidade da Madeira resulta da junção e reorganização das licenciaturas em Educação de Infância e de Ensino Básico - 1º Ciclo. Esta constitui uma etapa fundamental para que seja possível a habilitação profissional para a docência. Assim, apenas através do aproveitamento em todas as áreas curriculares da mesma é  que será posteriormente permitido o acesso ao 2º Ciclo (Mestrado), que irá garantir a habilitação profissional de Educador de Infância e de Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

Iniciação à Prática Profissional VI

A unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional VI insere- se na área científica da Iniciação à Prática Profissional Docente. Está organizada de forma a incluir diferentes componentes de formação aos seus alunos, com o principal objetivo de gradualmente se iniciar uma docência autónoma.
Esta unidade curricular é constituída por duas vertentes de ensino: uma teórica e outra prática; para que os alunos adquiram competências reflexivas e sejam capazes de construir ativamente o conhecimento pelo estudo e experimentação de metodologias diversificadas e adequadas ao contexto e idades das crianças.

Assim, e com este propósito, são promovidas práticas pedagógicas para que as discentes realizem uma curta observação, planificação e realização de atividades numa sala em contexto Pré-Escolar e em 1º Ciclo, decorrente durante 25 horas em cada valência.

"o exercício de uma profissão implica uma atividade inteletual que compromete a responsabilidade individual daquele que a exerce; é uma atividade erudita, e não de natureza rotineira (...); trata-se de uma atividade de natureza altruísta, no termo da qual é prestado um serviço válido à sociedade".

Curriculum Vitae

Mariana Abrantes

 

Estudante do 3º ano do curso de licenciatura de Educação Básica, na Universidade da Madeira.

Isabel Fernandes

 

Estudante do 3º ano do curso de licenciatura de Educação Básica, na Universidade da Madeira.

Lamosse, citado por Perrenoud (1995, pp.225)

 

Sou capaz...

bottom of page