top of page

EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Para Mendonça (1997,pp.40), "O jardim de infância é, ele mesmo, antes de ser local de aprendizagem, um espaço de vida que pertence à própria vida e com ela se mistura."

A preparação deste portfólio e das atividades aqui apresentadas, exige uma pesquisa anterior fundamentada em conceitos chave da educação de infância, metodologias a desenvolver e a legislação que determina os objetivos de aprendizagem para estes anos de escolaridade. Apresentam-se aqui reflexões que decorrem do processo de construção deste portfólio digital, construindo pontes analógicas com a prática desenvolvida.

A sala Pré 2 abarca cerca de vinte e sete crianças (nove meninas e dezoito meninos) com idades compreendidas entre os cinco e seis anos. Adjunta a esta, existe a pré 1 que acolhe crianças entre os 3 e 4 anos. No geral, são crianças afetuosas, agitadas e muito autónomas, realizando todas as atividades propostas com entusiasmo e empenho, tornando-se essencial a explicitação de regras em todos os momentos de aprendizagem.

 

A intervenção pedagógica tem em conta os níveis etários das crianças, os seus interesses de aprendizagem, conceitos anteriores e as competências a ser exploradas, tornando-as agentes ativos na construção de conhecimentos significativos, os quais analisamos, aplicamos e avaliamos.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997, pp 93) " a avaliação do processo permite reconhecer a pertinência e sentido das oportunidades educativas proporcionadas, saber se estas estimularam o desenvolvimento de todas e cada uma das crianças e alargaram os seus interesses, curiosidade e desejo de aprender."

Esta galeria destina-se a fotografias resultantes das atividades por nós guiadas em contexto da pré 2, com os trabalhos das crianças daí resultantes e os momentos principais de aprendizagem individual e grupal, através de variadas ferramentas e metodologias apropriadas ao tema e à sala.

Sou capaz...

bottom of page