top of page

Intervenção Pedagógica

As aulas de intervenção prática decorreram sob orientação constante do professor cooperante que nos facultou os manuais e planificações com os objetivos principais a ser trabalhados para um tema proposto. As reflexões aqui apresentadas são fruto de diálogos conjuntos com o professor cooperante que nos propuseram a reformulação de certos pontos dentro de cada atividade.

30 de Abril de 2013

 

Nesta data iniciou-se a componente de prática pedagógica no 1º ciclo do ensino básico. Assim, como já antes planeado com o professor cooperante, foi realizada uma atividade de apresentação entre alunos para uma posterior apresentação dos colegas aos elementos estranhos da sala, neste caso nós. Depois de realizada a atividade, foi feita uma pequena ficha de identificação onde os alunos preencheram os seus dados pessoais e desenharam um retrato de si mesmos. Para o resto do tempo de aulas apenas foi feita uma observação participada de forma a avaliarmos brevemente o modo de funcionamento da sala de aula e da interação dos alunos com o professor Hugo.

14 de Maio de 2013

 

De forma a nos integrarmos nos planos de aulas do professor cooperante, continuámos com a lecionação de matéria seguindo, neste caso, o Estudo do Meio, no bloco das experiências. Foi iniciada, numa primeira fase a Língua Portuguesa e posteriormente o Estudo do Meio.

A Língua Portuguesa contempla três fases de leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura. A pré-leitura cingiu-se a um jogo do bingo com imagens e palavras associadas sobre materiais de laboratório, passando para a leitura de um texto sobre um cientista e posterior compreensão, onde as crianças explicam o que depreenderam, quase sem indicações.

Depois de um breve diálogo sobre as regras a seguir num laboratório que surgiram com a análise textual, iniciou-se a área de Estudo do Meio introduzindo conceitos como - Flexibilidade, Combustibilidade, Resistência, Opacidade, Transparência e Dureza. Estes conceitos foram construídos pelos alunos que, em grupo, exploraram e compararam materiais, apontando as suas caraterísticas e utilidade. É de ressaltar que o trabalho foi feito em pares, o que conduziu à existência de vários grupos e várias conversas paralelas. Neste caso, um menor número de grupos seria favorável, pois o número de materiais iria diminuir.

17 de Maio de 2013

 

A aula proposta para este dia seria relacionada com a Matemática (unidades de medida de capacidade) revendo conceitos anteriormente lecionados no início da aula. Quais as unidades de medida que conhecemos? o que podemos medir com essas unidades? com que instrumentos medidos? Com a revisão destes conceitos, torna-se compreensível os passos a seguir para estudar as unidades de capacidade.

Com recurso a garrafas que as crianças conhecem, realizaram-se comparações entre medidas e estimativas, classificando as garrafas consoante as suas capacidades.Para finalizar foi realizada uma ficha formativa de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos e esclarecer dúvidas.

21 de Maio de 2013

 

De forma a criar um fio condutor entre a disciplina de Língua Portuguesa e Estudo do Meio, foi escolhido um texto sobre o ar "A menina que falava com o vento" interligando conceitos que iriam ser lecionados na disciplina a seguir. Mais uma vez, a Língua Portuguesa iniciou com uma atividade de pré-leitura, com imagens sobre o vento que os alunos teriam de analisar em grande grupo. Após a leitura em silêncio e em voz alta, existiu o momento de compreensão oral e escrita na ficha formativa. 

Depois do lanche, para continuar o tema do ar e passar à área de Estudo do Meio, realizou-se um relaxamento com balões que introduziu o primeiro facto: o ar existe. Continuaram-se as experiências em grupos de 4 elementos, no entanto os alunos não se concentraram e a estratégia foi reformulada, sendo que as últimas experiências foram realizadas para o grande grupo. Todas as questões problema e conclusões foram registadas em folhas de registo, seguindo o método científico.

24 de Maio de 2013

 

O tema principal desta aula incidiu sobre a recapitulação da estrutura dos livros e dos sinais de pontuação. A aula começou com um diálogo informal sobre os livros e o que os alunos conheciam sobre os mesmos, quais as histórias ou personagens que já haviam lido. Com uma revisão das partes constituintes do livro, concluiu-se que os livros não são todos iguais e que com eles aprendemos muito. Seguiu-se a fase de leitura de algumas partes do livro Ler doce Ler e a sua compreensão oral, fazendo uma comparação entre os vários tipos de livros.

Posteriormente, foi feito um levantamento de todos os sinais de pontuação presentes no texto, distinção entre sinais de pontuação e acentos gráficos e realizado um jogo sobre os mesmos, em grupo, permitindo a leitura em voz alta por todos os alunos.

28 de Maio de 2013

 

Iniciou-se a aula com Matemática, introduzindo o conceito de perímetro e revendo conceitos como fronteira, interior e exterior. Para tal, foi utilizada uma imagem de um dinossauro como motivação e captação de atenção dos alunos. Depois de feito o perímetro da vedação do dinossauro, passámos para a utilização do geoplano onde os alunos tiveram de criar uma vedação para o dinossauro. Essas experimentações seriam também registadas numa folha de registo com unidades de perímetro diferentes, passando para a realização de uma ficha formativa como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Atividade para a comunidade educativa

 

Para este dia foi planeado, em conjunto com as restantes alunas da Universidade da Madeira que estavam a realizar práticas pedagógicas na escola do Lombo Segundo, uma atividade para a comunidade escolar baseada em jogos tradicionais e para celebrar o Dia da Criança.

Foram assim envolvidas as turmas do 1ºA, 2ºA, 2ºB e 4ºB e formados grupos aleatórios através da distribuição de fitas coloridas entre as turmas. Depois da reunião dos grupos foi selecionado um "chefe" que ficou encarregue de orientar o grupo, com a utilização de um mapa, para as estações corretas.

Quando todas as estações foram completadas, terminaram os jogos e, já dentro das respetivas salas, foram distribuídas medalhas aos alunos como lembrança e celebração deste dia.

Planificação

Planificação

Planificação

Planificação

Planificação

Planificação

Planificação

03 de Maio de 2013

 

Nesta data achámos por bem realizar mais um pouco de observação participada para que os alunos se acostumassem mais à nossa presença e que, ao auxiliarmos as atividades propostas pelo professor, se quebrasse qualquer barreira de comunicação.

Além da Matemática (unidades de medida de massa) foi também realizada a prenda para o dia da Mãe.

Sou capaz...

bottom of page