top of page

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo

Caraterização da Instituição

A instituição foi edificada nos anos 80 para colmatar as necessidades educativas da população do Lombo Segundo e, em 1997, foi implementado o regime escolar a tempo inteiro que ajuda os pais sem possibilidades de incluir as crianças em centros de apoio extraescolares.

O edifício tem três andares, sendo o piso inferior destinado à valência creche e os superiores às turmas de 1º ciclo. No piso do rés do chão existe ainda o refeitório com um espaço amplo adjacente, casas de banho (uma adaptada a utilizadores de cadeiras de rodas), biblioteca, o gabinete da diretoria e a cozinha. No exterior desta escola existem espaços exteriores cobertos destinados ao recreio das crianças, com dois parques infantis (rés do chão e piso -1), mesas de ténis, um mural decorado pelas crianças, um amplo espaço ajardinado e um pavilhão nas traseiras do edifício principal. Está ainda integrado o Centro de Unidade Especializada, designado CAO, com núcleo na escola, e foram construídas rampas de acesso em todos os pontos de escadaria.

 

O Meio

A Escola do Lombo Segundo está inserida na freguesia de São Roque, no concelho do Funchal, sendo considerada uma zona alta da cidade. Segundo os Censos 2011 a quantidade de habitantes nesta freguesia ronda os 9412. Grande parte das crianças que frequentam esta instituição provém de famílias com nível de escolaridade médio e que trabalham na área dos serviços. Os problemas inerentes à sua localização periférica são de fatores social e económico.

Em torno da escola existem edifícios sociais como a Igreja de São Roque e estabelecimentos comerciais.

 

​Projeto Educativo do Estabelecimento

 

O projeto educativo tem como tema principal Educar para a Cidadania - Século XXI, outorgado entre 2011 e 2014. Esta temática pretende desenvolver valores sociais imprescindíveis a um bom funcionamento da escola e da sociedade em que as crianças se inserem, visto que a escola é o primeiro núcleo social da criança, seguindo-se à família. No desenvolvimento deste projeto, os alunos dos distintos anos de escolaridade trabalham valores anuais e mensais a par das áreas curriculares, com maior incidência nas expressões artísticas.

Sou capaz...

bottom of page